Provas Para ANS E ANP Impulsionam Início De Ano O Dia

A primeira época do Enem (Check-up Nacional do Ensino Médio) 2010, praticada por este sábado (6), teve grau de dificuldade de médio para acessível. Mas a extensão da prova - noventa perguntas distribuídas em duas áreas de conhecimento e cinco disciplinas (ciências humanas - geografia e história; ciências da natureza - biologia, química e física) - tornou a tarefa exigente.

Esta é a avaliação do coordenador do curso e colégio Fase, Edmilson Motta. O educador aprovou a mudança para o novo padrão do Enem, que adicionou aos objetivos de mensurar competências e habilidades o discernimento de conteúdos, proporção iniciada no ano passado e consolidada pela prova nesse sábado. “Em geral, as provas foram diversificadas e abrangentes nas temáticas de cada obediência, todavia a prova de biologia em que predominou ecologia”. O professor de história do cursinho da Poli, Elias Feitosa, declara que os enunciados dessa obediência lembraram textos longos e houve insuficiente uso de imagens, ao contrário do que ocorreu no ano anterior.

“Quanto aos conteúdos, o foco foi história do Brasil e assuntos contemporâneos, como o foco indígena e homossexualidade”. As questões basearam-se em referências diversas, como textos de época, letras de música, textos historiográficos. As Características Do Novo Professor Do Século 21 O Dia de história do Objetivo, Selma dos Santos Rofino, considerou a prova bem elaborada. “É preciso saber certa quantidade de tema, os textos tinham tamanho adequado”, confessa. Saiba Como Se Aprontar Para o Concurso Da CVM de data numa dúvida (número 25 da prova amarela).

“Foi dita a abertura dos portos no Brasil em 1810, no momento em que na realidade foi em 1808. No entanto este ponto não prejudicava a resolução”. A prova de geografia foi considerada de descomplicado a média, dentro da possibilidade, segundo o professor André Guibur, do cursinho da Poli. “Questões ambientais, energia, agricultura e exercício da terra, e dúvidas sociais como emprego estiveram presentes”, conta.

Advertisement

Para a professora de geografia Vera Lúcia da Costa Antunes, do curso e colégio Propósito, as dúvidas foram bem ilustradas e contextualizadas. Em sua avaliação, o tamanho dos textos foi equilibrado, nem sequer muito longos nem sequer muito curtos, em comparação ao ano anterior, em que foram mais extensos. VOCÊ Entende A DIFERENÇA ENTRE PÓS STRICTO SENSU E LATO SENSU? , que predominou assuntos relacionados a ecologia, a leitura concentrada também foi exigida, de textos longos. “Sentimos inexistência de gráficos e tabelas, na proposta dos PCNs de avaliar aptidão em compreensão”, alega Edson Futema, professor da disciplina do cursinho da Poli.

Ele assim como identificou dúvidas com “armadilhas”, o que reforçou a necessidade de concentração. “Não detectamos problemas conceituais”. O professor de biologia Constantino Carnelos, do Propósito, declarou a prova de média pra custoso. “Alguns textos não foram muito claros”, diz. Para o professor de física Ricardo Helou Doca, do Propósito, o checape desta obediência foi tranqüilo. “Com interessante entendimento de texto, o aluno tem competência de ir bem, o grau foi de descomplicado a médio”. As dúvidas trataram de focos atuais, como telefone smartphone, transmissão de ondas de rádio, efeito estufa, opção pela melhor referência de energia. “A prova exigiu poucos cálculos e fórmulas, só três dúvidas precisavam de contas pra serem solucionadas.

Advertisement

O assunto foi a parcela fenomenológica”, comenta. Segundo ele, nas dúvidas com tópicos da atualidade, os próprios enunciados ofereciam as pistas pras respostas. A prova de química foi considerada trabalhosa e cansativa. “Os textos eram muito grandes, com problema de interpretação e muito cálculo. Isso assusta um pouco o estudante”, diz o professor da disciplina Sérgio Teixeira Bignardi, do curso e colégio Objetivo. Do ponto de visão programático, o professor avalia que a prova ficou dentro das expectativas, abrangendo vários temas da química. “Temas básicos do cotidiano, como efeito estufa, poluição e energia, serviram pra aproximar-se a matéria, era preciso ter discernimento dos conteúdos”. Ele acredita que a prova tomou muito tempo dos estudantes.

Os primeiros clubes de futebol surgiram no inicio do século XIX. Entretanto, historicamente, o mais antigo clube de futebol é o inglês Sheffield Football fundado em 1857. As primeiras competições surgiram, pela Inglaterra, em1860, sem regras unificadas. Três anos depois, aconteceu a unificação e o surgimento da primeira Liga de Futebol. Atualidades São O Terror Dos Alunos Mal-informados; Saiba Como Entender do futebol se espalhou de forma acelerada na Europa e após na América do Sul, com Argentina, Uruguai e Brasil. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) foi fundada no ano de 1904 e no começo da década de 1930, diferentes ligas estavam operando de incontáveis países.

Advertisement

  • O senhor investiu todas as tuas economias no negócio
  • A Revolução Einstein
  • Proteja sua Residência
  • 32 Clubes campeões do mundo

O futebol chegou ao Brasil, em 1895, trazido pelos ingleses e neste mesmo tempo, temos o surgimento dos primeiros clubes. A primeira bola de futebol chegou ao estado em 1894, trazida por Charles William Miller. De início a prática do esporte e a fundação de clubes era restrita a elite branca, sempre que que as camadas mais pobres da população e os negros só podiam olhar. Aos poucos o esporte foi se popularizando e começou a ganhar as várzeas, entretanto só pela década de 1920, os negros passaram a ser aceitos nos clubes. Assim, o futebol começa a se massificar e atinge tua profissionalização em 1933 no momento em que e criada a profissão de jogador de futebol.

Advertisement

Em 1905, Willian McGregor, desta forma presidente da Football League, pela Inglaterra, declarou que “Football is a big business”. Com o passar dos anos, o futebol foi adquirindo cada vez mais popularidade, convertendo-se a potência que é hoje e sendo o esporte preferido em vários países do mundo. A dimensão atual do futebol podes ser mensurada pelo número de países e territórios, 208 no total, associados a FIFA.